A impermeabilização de terraço
A impermeabilização de terraço é importante pois uma falha pode causar enormes transtornos aos condôminos, principalmente os vizinhos do último pavimento. Sempre presentes nas construções, os terraços ficam expostos ao tempo e necessitam de impermeabilização.
Pode ser a cobertura de uma casa de máquinas, ou toda a laje do terraço de um prédio. A falta dessa camada impermeabilizante ou apenas uma pequena falha gera danos as construções danificando os revestimentos externos e a estrutura.
A impermeabilização de terraço
Para essas áreas, são indicadas mantas asfálticas da marca Viapol, com 4mm de espessura. Para áreas que não haverá transito de pedestres, pode se utilizar manta aluminizada. Antes da colocação da manta asfáltica, muitas vezes deve-se retirar as camadas de piso e impermeabilização existentes para evitar sobrepeso.
Os locais a serem impermeabilizados devem ser regularizados (observando o caimento para os ralos). Deve se aplicar pintura com primer asfáltico para garantir a aderência da manta que será utilizada. Todas as áreas impermeabilizadas devem ficar sob teste de estanqueidade pelo período mínimo de 72horas.
Ao término de uma impermeabilização, se a manta não for do tipo aluminizada, deve-se executar camada de proteção mecânica. Após a proteção da manta, deve se executar camada de cimentado, com no mínimo 2,5cm de espessura no ponto mais baixo. Importe que o cimentado tenha caimento para os ralos.
Após realização de todas as etapas de impermeabilização, pode se aplicar o revestimento de acabamento, que pode ser cerâmico, granito ou até mesmo o próprio contra-piso.